A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus (RDS PP) é uma Unidade de Conservação (UC) do estado do Amazonas, localizada entre os interflúvios Purus-Madeira e Purus-Juruá, inserida em um mosaico de áreas protegidas de aproximadamente 2 milhões de hectares. Engloba os municípios de Beruri, Codajás, Coari, Tapauá e Anori entre as coordenadas geográficas 4º 05 e 5º 35’S; e...
more »
A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus (RDS PP) é uma Unidade de Conservação (UC) do estado do Amazonas, localizada entre os interflúvios Purus-Madeira e Purus-Juruá, inserida em um mosaico de áreas protegidas de aproximadamente 2 milhões de hectares. Engloba os municípios de Beruri, Codajás, Coari, Tapauá e Anori entre as coordenadas geográficas 4º 05 e 5º 35’S; e 61º 73’e 63º 35’O, e possui área de 834.245 ha.
Possui vastas porções de floresta de terra firme contendo castanhais e uma grande variedade de ambientes alagáveis de diferentes origens. As ricas várzeas do Solimões e Purus abrangem grande quantidade de lagos, ocupam 44% da área da reserva e ficam cobertas sazonalmente por abundantes macrófitas aquáticas. Estas características naturais lhe conferem o status de região de alta diversidade biológica, elevada produtividade e grande importância econômica de seus recursos naturais.
Segundo a classificação de Köppen, o clima dominante nesta área pertence ao grupo A (clima tropical chuvoso) caracterizado por temperaturas médias do mês mais frio sempre superior a 18ºC. A temperatura média anual é de 26°C (RADAMBRASIL 1978). A precipitação da região varia de 1.550 a 3.350mm anuais. O período de enchente ocorre entre fevereiro e maio, a cheia entre maio e julho com pico em junho. O período de vazante/seca ocorre entre julho e novembro com pico de seca em outubro.
« less