O diretor do Museu Emílio Goeldi em Belém, recebe o livro raro Rerum Medicarum Novae Hispaniae, escrito em latim por Francisco Hernandez, em 1628
Após seis anos a obra rara recuperada pela Polícia Federal foi devolvida ao Museu Paraense Emílio Goeldi. A entrega foi feita pelos delegados Adalton Martins (PF - Brasília) e Bruno Benasuly (Superintendência Regional) ao Diretor do MPEG, Nilson Gabas Jr., e à chefe da Coordenação de Informação e Documentação, Astrogilda Ribeiro, em cerimônia realizada na Biblioteca Domingo Soares Ferreira Penna.
Imediatamente, a curadora do acervo Berenice Barcelar, avaliou a publicação e constatou danos ao patrimônio: capa original cortada, manchas de umidade, carimbos cobrindo a marca d'água do MPEG, entre outros detalhes. Ela ainda será detidamente analisada e passará por uma higienização.
Na ocasião, os delegados conheceram o atual espaço de guarda do acervo de obras raras. Eles anunciaram que as investigações estão sendo retomadas, com ajuda da Federal Bureau of Investigation (FBI), e que todas as hipóteses sobre o roubo estão sendo consideradas.
Foto Mauro Ângelo