Açaí do Herbário da Universidade Federal do Acre. É o "açaí de Cruzeiro do Sul", como costumam dizer os acreanos que o conhecem. Eles estão mais uma vez bastante carregados, atraindo a passarada, especialmente os sabiás que começam a reaparecer para a chegada de nosso inverno amazônico.
De acordo com Evandro Ferreira, Ph.D. em botânica, especialista em palmeiras, veio conferir os pés de açaí.
Leia o diagnóstico dele:
"Você definitivamente tem em casa pés de açaí branco, mas o nome científico do mesmo é Euterpe oleracea. Em outras palavras: seus pés de açaí são legítimos pés de açaí-de-touceira, que produzem frutos maduros de cor meio esverdeada e que resultam em um vinho de cor creme. E mais: esta variedade de açaí é encontrada até no mercado de Belém. Veja no blog Perfume de pequi que os frutos à venda em Belém correspondem aos frutos que vimos na sua casa.
Descartei a espécie E. catinga, que havia sugerido, porque ao consultar a literatura especializada verifiquei que ela possui frutos com endosperma homogêneo. Os frutos que vimos ontem têm endosperma ruminado, característica essa que corresponde aos frutos de E. oleraceae (açai-de-touceira).