A operação Eirene III iniciada na madrugada desta quarta-feira, 5, pelo Sistema de Segurança Pública do Pará nos bairros do Reduto, Campina, Cidade Velha e Umarizal, no centro da capital, já apreendeu quatro caminhões com mídias piratas, produtos falsificados e outros contrabandeados, além de sete máquinas caça níqueis no comércio de Belém. As ações contam com o efetivo de 600 homens e visam combater diversos crimes, com base em informações obtidas pela inteligência da Polícia. Um centro de operações foi montado na Praça Magalhães, na Avenida Marechal Hermes, onde as denúncias estão sendo monitoradas.
O delegado geral adjunto, Rilmar Firmino, afirma que a operação ocorrerá por tempo indeterminado, atendendo a todas as demandas já captadas pelo centro de inteligência da Polícia, bem como as denúncias que a população fizer a partir de hoje, por meio do número 181. “Esta operação dá prosseguimento ao trabalho que tem sido realizado pelo Sistema de Segurança Pública do Estado desde o início do ano. Vamos trabalhar para atender essas áreas que foram apontadas como de influência da criminalidade até que as ocorrências sejam diminuídas”.
A Eirene III busca combater a pirataria, quadrilhas de caça níquel, furtos, roubos, tráfico de drogas, exploração de menores de idade, além de crimes ambientais. O trabalho acontece também na orla da capital, até o distrito de Icoaraci, realizando uma varredura em toda a extensão dos rios que cercam Belém, com objetivo de combater os ladrões de embarcações, o contrabando e o tráfico de drogas. A Eirene III conta também com o apoio do grupamento aéreo da Polícia, que mantém contato direto com as equipes que trabalham no rio ou nas ruas da cidade.
O comandante do Policiamento da Capital, coronel Daniel Borges, ressalta que a operação ocorre de forma estratégica dias antes da festa do Círio de Nazaré, garantindo a segurança nas áreas que receberão o grande número