Espécie: Bolitoglossa paraensis (Unterstein, 1930)
Nome-inglês: Para's Lungless Salamander
Nome-português: Salamandra do Pará
.
Salamandras são anfíbios geralmente com corpo alongado, quatro patas bem desenvolvidas e cauda longa. Apesar de parecidos com lagartos, as salamandras são mais relacionados aos sapos, rãs e pererecas. A maior diversidade de salamandras ocorre no hemisfério norte e somente um grupo de salamandras ocorre na região neotropical. As salamandras são extremamente raras no Brasil, com somente cinco espécies conhecidas--todas encontradas exclusivamente na Amazônia.
.
A Salamandra do Pará foi descoberta na região de Santa Isabel do Pará, Pará, Brasil. A espécie está restrita ao estado do Pará. É um animal florestal e noturno, sendo mais comumente encontrado em dias chuvosos, especialmente na época mais chuvosa da região. Devido ao fato de ser uma espécie relativamente rara, e depender de florestas bem preservadas para sua sobrevivencia, a Salamandra-do-Pará está ameaçada de extinção.
.
A espécie foi incluida na lista das espécies da fauna e flora silvestre ameaçadas de extinção no Estado do Pará (Estado do Pará 2008) - categoria vulnerável. Em 2014 passou a integrar também a lista oficial das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção (Portarias MMA nº 444/2014 e nº 445/2014)
.
Foto feita durante expedição do Projeto Documenting Threatened Species (DoTS). O DoTS é um projeto que busca documentar e divulgar para o mundo as espécies ameaçadas de extinção no Brasil.
.
Veja mais sobre o Projeto DoTS e sobre as espécies ameaçadas de extinção no Brasil em www.projetodots.org ou na conta de Instagram do projeto (https://www.instagram.com/projeto_dots).