Cristina Viana Barbosa, 17 anos, ganhou de sua avó o filhote recem nascido de macaco guariba encontrado no quintal de casa ao lado da mãe baleada por caçadores e o cria como bebê.
Criado o primeiro protocolo comunitario na Amazônia estabelecendo relações comerciais com base nas leis ambientais de acordo a convencao da diversidade biologica, (A Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) é um tratado da Organização das Nações Unidas e um dos mais importantes instrumentos internacionais relacionados ao meio ambiente) . e o protocolo de Nagoya ratificado em 2010.
Articulado pelo Grupo do Trabalho Amazônico – Rede GTA, em parceria com a Regional GTA/Amapá, Conselho Comunitário do Bailique, Colônia de Pescadores Z-5, IEF, CGEN/DPG/SBF/MMA, lideranças comunitárias se reuniram com representantes do Ministério do Meio Ambiente, Ministério Público Federal, Embrapa e Conab para para debater os caminhos a seguir pondo em prática o o primeiro protocolo comunitário criado na Amazônia. O chamado de III Encontrão, aconteceu durante os dias 26, 27 e 28 de fevereiro na comunidade de São João Batista no arquipélago do Bailique reunindo 78 lideranças de 25 comunidades
Amapá, Brasil.
Foto Paulo Santos de
24/02 a 01/03 2015