Algodoal é uma das quatro vilas que formam a Ilha de Maiandeua, localizada no município de Maracanã, na região do Salgado, nordeste do Pará. Como Algodoal é a vila mais conhecida do local, e também a maior da ilha, o nome acabou se sobrepondo ao original, "Maiandeua", que do tupi, significa "mãe da terra". Por ser muito próximo de Algodoal, o porto de Marudá, distrito de Marapanim, é utilizado como referência de acesso à ilha.
Os 19 quilômetros quadrados de praias com grandes extensões de areia, manguezais, trilhas ecológicas, passeios de canoa e a pesca esportiva são alguns dos atrativos que mais impressionam os visitantes de Algodoal. Além disso, as festas noturnas da ilha, sempre ao som de reggae e ritmos regionais, como carimbó e tecnobrega, atraem muitos jovens em busca de diversão, principalmente nos períodos de alta temporada do verão amazônico.
Área de Proteção Ambiental
Algodoal tornou-se uma Área de Proteção Ambiental (APA) em 1990, através de uma resolução da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Por isso, veículos de tração motorizada são proibidos de circular na ilha, exceto ambulâncias e viaturas de polícia. Sob essas condições, quem não for adepto de longas caminhadas pode optar por utilizar bicicletas, charretes ou barcos, únicos meios de transporte utilizados pela população local.
A APA Algodoal/Maiandeua foi a primeira Unidade de Conservação (UC) litorânea do Pará, e está dividida em quatro vilas: Camboinha, Fortalezinha, Mocooca e Algodoal, sendo esta última a mais preparada e bem estruturada para receber os turistas.
Ilha de Maiandeua, Marapanim, Pará, Brasil.
Foto Paulo Santos
10/2014