Encontro Mundial das Cidades Criativas da Gastronomia.
Pela primeira vez, o Encontro Mundial das Cidades Criativas da Gastronomia vai desenvolver um formato inédito em Belém, quando alguns dos eventos da programação serão abertos ao público. Em suas cinco edições anteriores - realizadas nas cidades de Gaziantep, Turquia (fevereiro de 2016), Phuket, Tailândia (abril de 2017), Parma, Itália (maio de 2017), Bergen, Noruega (agosto de 2017), e Dénia, Espanha (setembro de 2017) -, o Encontro foi voltado exclusivamente ao Comitê da Unesco. Na capital paraense, sexta cidade a sediar o Encontro, a organização apostou na importância de incluir estudantes, pesquisadores, cozinheiros e público em geral no evento internacional, gratuitamente.
Estratégias para potencializar negócios e a sustentabilidade no setor da culinária na região também estão no foco do Encontro, o primeiro grande evento após Belém ter conquistado o título mundial de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, em 2015, concedido a apenas 18 localidades em todo o mundo.
Para o Encontro realizado em Belém, está confirmada a participação de 16 representantes da Unesco vindos da China, Líbano, Colômbia, Estados Unidos, Suécia, México, Coréia do Sul, Irã, Itália, Espanha e Colômbia. Quinze chefs convidados, entre brasileiros e estrangeiros, também estarão presentes.